terça-feira, 5 de novembro de 2013

[Resenha] A Plebéia

A Plebéia
Autor: John Burnham Schwartz
Editora: Ediouro
Ano: 2010
Tradução: Débora da Silva Guimarães Isidoro
Pgs: 286
Resenha:
A história foi bem dividida, mostrando um pouco de Haruko antes do casamento, quando conheceu o príncipe, os primeiros anos como princesa e o início de seu dilema com a situação do filho e sua esposa.
Haruko era uma jovem de boa família que conheceu, por acaso, o príncipe herdeiro do Japão. Depois do fim da 2ª guerra, a família imperial japonesa perdeu o status de deuses para o povo japonês.
“Segui seu dedo fino e elegante olhando por cima da paisagem meio morta e para além do fosso imperial, e só consegui distinguir três vultos negros...” Pg. 26
Haruko e o príncipe se apaixonaram, mas não seria simples ficarem juntos. Ela teria que aprender a agir como uma futura imperatriz, porém, a imperatriz da época, mãe do príncipe, parecia não gostar dela, talvez devido a sua origem plebéia.
“Meu pai olhava fixamente para minha mãe. Ela havia permanecido em silêncio por tanto tempo que ele chegara a se esquecer de sua presença.” Pg. 82
Sendo a 1ª plebéia a entrar para a família imperial, Haruko enfrentou muitos desafios para exercer o papel de imperatriz consorte. As dificuldades abalariam sua saúde no decorrer dos anos diversas vezes. Ela se viu cercada por problemas, até mesmo após se tornar a imperatriz.
“Eu descobria que era cada vez mais difícil falar com as pessoas. Com exceção da correspondência oficial, não escrevia uma carta havia muitos meses.” Pg. 185
Anos depois, um de seus filhos se casou com uma moça bem educada e de família rica, mas, assim como ela própria, plebéia. A jovem princesa consorte sonhava com uma carreira, porém, devido as limitações por ser um membro da família imperial, teve de desistir de seu sonho. A tristeza e a pressão que a jovem enfrentava lembrou a Haruko de seu próprio sofrimento no começo de seu casamento. Haruko, comovida pela situação, se encontrou diante de um dilema: ajudar a jovem princesa e arriscar magoar seu filho, afastando-o da amada esposa e da filha, ou deixá-la a sua própria sorte, tendo de enfrentar tudo sozinha, como ela mesma teve de fazer. Nenhuma das escolhas seria fácil para Haruko, mas ela não podia fugir, tinha de se decidir.

***************

Minha Opinião:
Eu gostei muito do livro. Um romance muito bonito, gostoso de ler. A história é linda e os personagens são envolventes e apaixonantes. E essa edição de Ediouro é simplesmente magnífica, bem caprichada mesmo. A capa é muito linda, assim que vi esse livro na livraria eu tive que comprar. O único problema foi o livro ser muito curto, a história me fez querer ler mais sobre aqueles personagens.




Por Favor, Comentem!!

Um comentário:

  1. Eu li esse livro, fiquei encantada com a história, tanto que não me desapeguei dele, guardei. Tenho isso comigo, qdo gosto demais de uma história, não me desfaço do livro de jeito nenhum. Adoro romances assim, vc está de parabéns pela análise. muito bem feita

    ResponderExcluir