domingo, 3 de novembro de 2013

[Resenha] O Crepúsculo da Águia

(Saga Plantageneta Vol. 2)
Autora: Jean Plaidy
Editora: Bestbolso
Ano: 2008
Tradução: Luiz Carlos do Nascimento
Pgs: 419
Resenha:
Continuação da história de Henrique II, Eleonore da Aquitânia e seus filhos.
Henrique e Eleonore, mais velhos, estão em guerra um com o outro. Devido as traições de Henrique, que Eleonore descobriu, os levou o se enfrentarem. Henrique não suportava ser contrariado, ou não ter seus desejos atendidos prontamente, e Eleonore  era orgulhosa e tinha um gênio forte, por isso um sempre tentava derrubar o outro.
“Quando Henrique soube que Ricardo e Geofredo haviam se unido a Henrique (filho), deu de ombros. Garotos bobos, todos eles. O que pretendiam fazer?” Pg. 100
Quanto aos filhos, enquanto que Ricardo, belo e culto, era o preferido de Eleonore, para Henrique o preferido era o único filho que não o enfrentava de modo algum, o mais submisso (mesmo que falsamente), João, o mais moço dos filhos do casal.
Ricardo e João são o oposto um do outro. Ricardo era um rapaz bonito e carismático, o mais corajoso e honesto dos irmãos. Já João era falso, pouco confiável, egoísta e fanfarrão, ficando conhecido posteriormente como ‘príncipe das trevas’ devido há inúmeros crimes que cometera sem punição.
“Iriam rezar por um parto fácil, dizia Rosamund, mas duvidava que fosse fácil. A garota era jovem e talvez ainda não estivesse pronta para dar a luz.” Pg. 170
Os dois filhos mais velhos, Henrique III e Geofredo, diferente dos mais novos, tinham interesses e personalidades levemente semelhantes. Henrique desejava autoridade e poder, mas não tinha responsabilidade. Assim como o irmão Geofredo, que apenas se interessa pelos prazeres proporcionados pela riqueza.
“Conseguia sobreviver a um, o assassinato de Thomas. Como se sairia se a história da sedução de Alice aos 12 anos, do romance durante 13 anos, época em que negara a deixá-la partir apesar da insistência de Ricardo e da família de Alice, viesse à tona?” Pg. 359
Nesse livro, o velho Henrique II luta contra os próprios filhos para se manter no poder e esconder de todos o caso que mantinha há anos com a jovem noiva do filho Ricardo, Alice, a quem ele seduzira quando ela ainda era uma criança (ainda por cima era pedófilo).

******************

Minha Opinião:
Se no livro anterior o personagem Henrique II era desagradável, nesse livro ele é ainda pior. Sinceramente, parece que a Inglaterra tem um sério problema com reis chamados Henrique. Deixando isso de lado, o livro proporciona uma ótima leitura. Possui personagens envolventes, alguns inspiram raiva, outros pena e alguns até admiração. Do meu ponto de vista, a história é ainda melhor que a do livro anterior, em que os personagens ainda eram jovens e imprudentes. Uma leitura bem interessante.




Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário