terça-feira, 26 de novembro de 2013

[Resenha] A Lenda de Murasaki

Autora: Liza Dalby
Editora: Objetiva
Ano: 2000
Tradução: Anna Olga de Barros Barreto
Pgs: 450
Resenha:
Escrito na forma de um diário poético, em que Murasaki descreve sua vida. Ela viveu na capital do império na infância, com o pai, os irmãos e, mais tarde, a madrasta.
Mas a família foi obrigada a deixar a capital, por causa do trabalho do pai, para uma área distante e de difícil acesso. A viagem foi longa e complicada, e nem todos da família aceitaram bem o isolamento.
Porém, foi durante sua estadia nesse local que Murasaki conheceu os chineses Mestre Jyo e seu filho, Ming-Gwok. Ela e Ming-Gwok ficaram bem próximos, e até o dia em que ele teve de voltar para a China, estavam sempre juntos.
Enquanto seu relacionamento com Ming-Gwok progredia, outro pretendente, mais velho e que morava na capital, tentava insistentemente conquistá-la. Seu nome era Fujiwara Nobutaka, e estava encantado por Murasaki, queria se casar com ela, mesmo já tendo uma família. Apesar de seu pai aprovar esse casamento, até a partida de Ming-Gwok, Murasaki não prestava muita atenção aos recados poéticos de Nobutaka.
Mais tarde, ao voltar para a capital, Murasaki e Nobutaka ficaram mais próximos e acabaram se casando, tendo uma única filha desse casamento.
Ela já era casada quando entrou no palácio como dama de companhia da nova imperatriz, onde seu famoso conto começou a se tornar bem popular entre as outras damas, além das moças da nobreza. Durante seu período como dama de companhia, Murasaki observou suas colegas, dramas palacianas, o sofrimento de vítimas de intrigas políticas, além das dificuldades de sua própria patroa, a imperatriz, cuja ambição do pai a alçou ao trono.

*********************

Minha Opinião:
Um livro excelente, um dos melhores que já li. No início mostra a juventude de Murasaki, quando ela morava com o pai e os irmãos na casa da família; quando o pai dela foi enviado para longe da capital e a família foi junto. Mostra quando ela se casou, quando teve sua única filha e quando enviuvou. Quando começou a servir a imperatriz na corte e quando seus contos começaram a ficar populares entre as moças da corte. Durante todas essas etapas de sua vida, ela escreve desde pequenos poemas até as aventuras de Genji pelo qual ela ficou conhecida. É uma ótima leitura, pois nos sentimos dentro daquela cultura e daquele período. Vale, totalmente, à pena de se ler.


Imagens:


 Por Favor, Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário