segunda-feira, 25 de novembro de 2013

[Resenha] Ramsés I: O filho da luz

Autor: Christian Jacq
Editora: Bestbolso
Ano: 2010
Tradução: Maria D. Alexandre
Pgs.: 398
Resenha:
Nesse primeiro volume, Ramsés ainda é bem jovem, mas já demonstra ter personalidade forte. Apesar de ser o favorito da mãe, não é mimado pelos pais, o faraó Sethi e a rainha Touya.
Vendo a personalidade duvidosa do príncipe mais velho, Chenar, o faraó começa sutilmente a orientar Ramsés para torná-lo um monarca ideal.
Porém, como um jovem um pouco impulsivo e sonhando com o verdadeiro poder, aos poucos Ramsés vai aprendendo que ser um monarca não é tão fácil quanto Sethi faz parecer, tendo todo o Egito sob seu controle rígido.
Quando Ramsés conhece a jovem nobre Iset, a bela, uma paixão nasce entre os dois. Apesar das tentativas de Chenar para conquistá-la, Iset só tem olhos para Ramsés. Mas ele também conhece, mais tarde, durante uma visita a seu amigo Moisés, outra jovem que o afeta profundamente, seu nome é Nefertari, uma moça sem uma família rica ou importante, que trabalha no harém. Ramsés fica muito encantado pela beleza e serenidade dela, mesmo ela não lhe demonstrando nenhuma atenção especial nesse primeiro momento.
Conforme Sethi e Ramsés ficam mais próximos, a inveja de Chenar, e de outros, aumenta ainda mais. Ele utiliza de intrigas e tentativas de assassinato para se livrar do irmão. Mas ele não esperava enfrentar a determinação de Sethi em transformar Ramsés no futuro faraó.
Após começar ela trabalhar no palácio, sob ordens da rainha Touya, a proximidade entre Nefertari e Ramsés se aprofunda e os sentimentos de Ramsés por ela ficam ainda mais fortes. Com a aprovação do faraó e da esposa real Touya, Ramsés e Nefertari se casam e iniciam seus aprendizados como futuros monarcas no templo de Osíris.
Mas com a morte do faraó Sethi, que afetará não apenas a família real, Ramsés tem de aceitar sua missão imposta pelo pai, se tornar faraó e cuidar de todo o Egito. Desconfiados, os nobres não tem certeza se aquele jovem impulsivo é uma boa escolha como monarca, afinal todos eles temem não conseguirem manter suas posições no governo. Além disso, Chenar e seus aliados se aproveitarão desse momento de vulnerabilidade para tomarem o trono e se livrarem de uma vez por todas de Ramsés.

*****************

Minha Opinião:
Acabei de lê-lo hoje e eu amei o livro! Estou ansiosa para ler a seqüência. O autor escreve de modo a tornar a história muito empolgante e cativante. Os personagens são bem diversos, com personalidades marcantes de maneiras diferentes. Particularmente, meus personagens favoritos foram as rainhas Touya e Nefertari, e Amani, amigo de Ramsés. Com personagens femininas fortes, equilibrando uma história com personagens masculinos marcantes. Vale muito à pena ler esse livro, não apenas para quem gosta da antiga cultura egípcia, mas para qualquer um que goste de uma boa história de aventura.

Por Favor, Comentem!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário