segunda-feira, 2 de setembro de 2013

[Resenha] Os anagramas de Varsóvia

Os anagramas de Varsóvia
Autor: Richard Zimler
Editora: Record
Resenha:
Em Varsóvia, no início da 2ª guerra mundial, os nazistas isolaram milhares de judeus em um único gueto, vivendo em uma atmosfera opressora, sombria e com poucos recursos. Nesse gueto morava Erik, sua sobrinha e o filho dela, Adam, todos juntos na mesma casa.
“E, contudo, o bairro de Stefa parecia mais tristonho do que nas minhas recordações – os prédios ainda mais afundados num pântano de degradação, ruína e sujeira, apesar de todos os nossos arames e colas.” Pg. 13
Tudo começou quando Adam desapareceu, e seu corpo foi encontrado pouco tempo depois, com uma perna decepada, no muro farpado que separava o gueto do resto da cidade. Desolado, Erik iniciou sua própria investigação para descobrir o autor do crime. Mas Adam não foi a única vítima, outra criança judia foi encontrada nas mesmas condições que Adam.
“Quando íamos atravessando a rua, vi que ela nos observava lá de cima da varanda. E, durante todo o resto do dia, ela iria pairar sobre os meus pensamentos como uma ave de rapina.” Pg. 141
Com a ajuda de seu amigo Izzy, Erik se aventurou não apenas nas ruas sombrias do gueto, mas também do outro lado do muro, apenas para encontrar esse terrível assassino, mesmo que isso pudesse lhe custar a vida.
Ele investigou os passos do menino, onde foi, com quem falou e seus amigos. Juntando as pistas para encontrar a resposta.

*********************

Minha Opinião:
Muito bom! A história é tensa e prende a atenção. Não consegui parar de ler até o final. Além disso, no plano de fundo da história de Adam e Erik, podemos conhecer o cotidiano daquelas pessoas oprimidas e isoladas da sua própria cidade, marginalizadas por antigos vizinhos, antigos colegas e pessoas com quem conviveram, talvez durante anos, antes da invasão nazista na Polônia. Uma leitura que em vários momentos não é agradável, devido as atrocidades descritas que ocorreram na época, mas que para quem se interessa por um bom suspense e histórias reais, vale à pena.


Por Favor, Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário