quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cisnes Selvagens: As três filhas da China


Cisnes Selvagens: As três filhas da China
Autora: Jung Chang
Editora: Companhia de Bolso
Ano: 2010
Tradução: Marcos Santarrita
Pgs: 647
Resenha:
O livro começa com a história da avó de Jung Chang. Ela era uma bela jovem, que tinha os pés enfaixados, de acordo com o antigo costume. Não demorou para o fútil pai dela vendê-la como concubina para um general-caudilho, quando ela tinha apenas 15 anos.
O general acomodou sua jovem concubina numa casa só para ela, com vários criados. Porém, também com guardas e criados de sua confiança, para vigiarem-na e mantê-la dentro de casa. Durante muito tempo, ela viveu desse modo, esperando pelas visitas esporádicas do marido, o general Xue. Quando o general morreu, ela e a filha pequena, junto com a irmã e a mãe, fugiram da família Xue, que tinha interesse na criança. A jovem mãe conseguiu escapar com a família e enganou os Xue, mentindo sobre a morte da filha.
Cercada apenas de mulheres, ela acabou conhecendo o Dr. Xia, também viúvo, mas com uma família já estabelecida e estável. Os filhos dele já eram adultos e tinham suas próprias famílias. Os dois se casaram, e o Dr. Xia adotou a filha dela como sua. Mas, para evitar que seu novo casamento cause ainda mais brigas dentro da família, Dr. Xia, a jovem esposa e a menina, partiu da casa em que morava, deixando os seus bens que juntara durante toda a vida para os filhos. Juntos, eles passaram a morar longe do resto da família, apenas os três. Dr. Xia montou uma pequena clínica, onde poderia atender seus novos pacientes. Tiveram uma vida relativamente tranqüila, por um tempo.
Enquanto crescia, a mãe de Jung Chang simpatizava cada vez mais com o Partido Comunista. Quando o Kuomintang caiu e o Comunismo assumiu, ela já era um membro do partido. Ela conheceu por acaso outro membro do partido, muito comprometido com a causa. Eles se casaram, mas o relacionamento teria muitos altos e baixos, devido principalmente À extrema devoção dele ao partido e suas regras. Várias vezes ela sofreu por causa de más condições e os poucos cuidados do marido, que colocava o partido em primeiro lugar, a fez pedir o divórcio mais de uma vez. Mas ele, temendo perder a família, sempre prometia que as coisas mudariam. Eles tiveram vários filhos, incluindo a autora.
A família enfrentou muitas situações difíceis, principalmente quando o casal foi acusado por outros membros do partido. Ambos acabaram sendo detidos. Os filhos mais velhos, nessa época, passaram a viver sozinhos, seguindo com suas vidas, enquanto que os mais novos ficaram sob os cuidados da avó.
Quando atingiu certa idade, Jung Chang se mudou temporariamente para uma área rural, para trabalhar como camponesa, e posteriormente como os chamados ‘médicos-descalços’. Depois que retornou para casa, sua mãe também acabara retornando, sendo libertada do campo de trabalhos forçados, mas sua saúde se tornara muito frágil, requerendo cuidados. Nesse período notou-se certa mudança nas atitudes do governo. Tudo relacionado aos estrangeiros, que antes era extremamente mal-visto, agora não era mais. Incentivava-se, por exemplo, o aprendizado do inglês, dava-se bolsas de estudo no exterior para os melhores alunos das universidades.
Após trabalhar como professora numa aldeia durante algum tempo, a autora ganhou uma bolsa para estudar na Grã-Bretanha. Ela viveu em Londres durante vários anos, até que sua mãe lhe contou, pela primeira vez, a própria história, inclusive a da avó da autora. Foi depois disso que Jung Chang começou, então, a escrever este livro, Cisnes Selvagens.
No livro ocorrem muitas coisas que são difíceis de colocar numa resenha sem que atrapalhassem a leitura do próprio livro. Por isso, resumi superficialmente a história do livro e os acontecimentos descritos.

************************

Minha Opinião:
O melhor livro sobre a Revolução Cultural que já li, a história é um épico que mostra três gerações de uma família chinesa (a família da autora) e vários momentos importantes da história moderna da China. É um livro que recomendo a qualquer pessoa que gosta de uma leitura de qualidade.
No início do livro conhecemos a história da avó da autora, uma jovem simples, que foi entregue a um rico general como concubina. Ela passa então a viver sozinha numa das casas dele, longe das outras esposas, onde ele se encontra com ela quando deseja.
Aos poucos vemos começar a história da mãe da autora, criada pela mãe e um padrasto, vemos uma jovem inteligente e determinada que queria fazer sua parte para melhorar o país, até se apaixonar e formar sua própria família. E é nesse momento que passamos a conhecer a história da própria autora.

Por Favor, comentem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário